ONT AX3000 Fiberlink 611 e o fenômeno Multipath
- Parks Brasil
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Existem diferentes formas de incrementar throughput numa transmissão wireless, onde as mais usuais são: aumento da largura de canal, modulações mais densas e adição de antenas.
A ideia deste artigo é explicar cada uma dessas maneiras, elencando suas principais vantagens e desvantagens. Vale ressaltar que não existe uma receita de bolo para construir redes wireless de alta performance. Cada cenário exige um ajuste individual. Escolher o equipamento correto é o pontapé inicial para todo projeto Wi-Fi, seguido é claro de um bom Site Survey.
Nos próximos parágrafos, você verá que optar por ONTs como a Fiberlink 611, possibilitará você entregar para o assinante do ISP, toda experiência de usabilidade do Wi-Fi 6, garantindo uma cobertura wireless homogênea e de qualidade, graças as suas 5 antenas.
Aumento de Largura de Canal
O aumento da largura de canal quase sempre é a pior das maneiras, pois dessa forma, a célula Wi-Fi acaba sofrendo e causando mais interferência eletromagnética. Vale lembrar que até o padrão IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6), o aumento da largura de canal também implica na diminuição do nível de sinal. Sem contar que as exigências de níveis de SNR são bem maiores para atingir as modulações máximas.

Modulações Densas
A utilização de modulações mais densas como o 1024QAM do Wi-Fi 6, ou o 4096QAM do Wi-Fi 7, são maneiras bem interessantes, pois aumentam a eficiência espectral, transmitindo mais bits por Hertz (bps/Hz). Porém, quanto maior a modulação, maiores serão as exigências de SNR, ou seja, modulações densas precisam de melhor qualidade Wi-Fi.

Utilização de Múltiplas Antenas (MIMO)
Somando antenas através da técnica conhecida como MIMO (múltiplas entradas e múltiplas saídas), também é possível obter incremento de velocidade e qualidade wireless, graças ao fenômeno conhecido como Multipath.

O Fenômeno Multipath ocorre quando o equipamento cliente recebe o sinal Wi-Fi (onda eletromagnética), através de dois ou mais caminhos. Essa variação do caminho comumente ocorre quando há reflexão ou refração durante a transmissão, ou seja, redes WLAN sofrem com Multipath a todo momento. As consequências desse fenômeno são: interferência, deslocamento da fase da onda e desvanecimento do sinal sem fio.
Mas como a tecnologia MIMO consegue tirar proveito desse comportamento?
Em um sistema MIMO, diferentes antenas transmitem fluxos independentes de dados, que percorrem caminhos distintos no ambiente. O receptor (celular, notebook, sensor IoT e etc), equipado com múltiplas antenas, consegue separar e recombinar esses fluxos aproveitando as diferenças espaciais introduzidas pelo Multipath, diminuindo dessa forma o efeito de desvanecimento do sinal WiFi.
ONT Fiberlink 611 Wi-Fi 6 AX3000
Depois de toda essa introdução, podemos concluir que quanto mais antenas meu dispositivo Wi-Fi tiver, melhor será a qualidade da transmissão. Independente se a minha ONT tiver 3 antenas em 5GHz, como é o caso do modelo Fiberlink 611, e os meus dispositivos clientes 2 antenas, eles serão beneficiados através do fenômeno de Multipath.
Hoje, o problema com cobertura wireless é o vilão número 1 do suporte técnico de todos ISPs do Brasil. Muitos tem resolvido essa situação adicionando um roteador Wi-Fi extra, porém, isso tem um custo, além de aumentar os pontos de falhas dentro da casa do assinante.
Em alguns casos, o problema de cobertura Wi-Fi pode ser facilmente resolvido utilizando uma ONT com mais antenas, somado é claro com um bom posicionamento deste equipamento dentro da casa do cliente. Sempre que possível, gaste um pouco mais de cabo drop e posicione a CPE mais ao centro possível do ambiente.
A ONT Fiberlink 611 é equipada com 3 antenas em 5GHz (MIMO 3x3), 2 antenas em 2.4GHz (MIMO 2x2), totalizando 5 antenas. Além disso, estamos falando de um equipamento full Wi-Fi 6 em ambas as frequências, garantindo recursos como OFDMA, WPA3 e 1024QAM de modulação em ambas as bandas. Sua velocidade nominal é de 3.000Mbps (AX3000), podendo chegar a uma velocidade real de aproximadamente 1.7Gbps.
Outro ponto importante que vale ser lembrado sobre a Fiberlink 611, é o fato dela suportar a configuração de Preset. Dessa forma, você pode ter redes mistas (OLTs e ONUs de diferentes fabricantes), sem correr o risco de perder o acesso remoto ao equipamento do cliente em caso de reset.
Entre na página da Fiberlink 611 e veja mais detalhes desta ONT Wi-Fi 6 de alta performance.
Autor: Jalles Vides